Banhista foi diagnosticado com meningoencefalite amebiana primária, doença provocada pela ameba Naegleria fowleri
O lago do Parque Lake of Three Fires, no Estado de Iowa, no centro-oeste dos EUA, fechou temporariamente para visitas, depois que um banhista foi contaminado por uma ameba conhecida como “comedora de cérebro.”
De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos, a pessoa infectada foi diagnosticada com meningoencefalite amebiana primária, uma doença rara e geralmente fatal causada pela ameba Naegleria fowleri.
“O fechamento é uma resposta preventiva a uma infecção confirmada de Naegleria fowleri em um morador do Estado do Missouri, com exposição potencial recente enquanto nadava no local”, afirmou o departamento, em um comunicado.
Segundo o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), a ameba geralmente é encontrada no solo e em água doce e morna, como lagos e rios. Apesar de rara, dentre os casos registrados, existem apenas cinco sobreviventes conhecidos na América do Norte, informou o órgão.
Autoridades estaduais devem realizar testes para determinar se o lago do Parque Lake of Three Fires foi a fonte da infecção do banhista. “Os especialistas em saúde pública acreditam fortemente que o lago é uma fonte provável, mas não estamos limitando a investigação a essa fonte, e isso não está confirmado”, disse Lisa Cox, porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Sênior do Missouri.
Fonte: Revista Oeste Foto: Reprodução/Departamento de Recursos Naturais de Iowa
Américas No Ar – 09/01/26 – EUA: Tiroteio com agentes federais aumenta tensão e gera novos protestos
Acompanhe as principais notícias dos EUA em português, direto dos estúdios da Record Americas, a única emissora brasileira com sede [...]
Américas No Ar – 08/01/26 – Morte de mulher em operação reacende debate sobre uso de força nos EUA
Acompanhe as principais notícias dos EUA em português, direto dos estúdios da Record Americas, a única emissora brasileira com sede [...]
Filha de brasileira tem 70% do corpo queimado em incêndio em boate na Suíça
40 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um incêndio durante a festa de ano novo no Le [...]
