Órgão do monarca, conhecido na ‘Terrinha’ como dom Pedro 4º, será exibido ao público por apenas dois dias antes de voar ao Brasil
O coração de dom Pedro 1º será exposto neste fim de semana em Porto, Portugal. Esta será a primeira vez que o órgão do monarca, conhecido como dom Pedro 4º na “Terrinha”, será exibido ao público desde a morte do primeiro imperador do Brasil, em 1834, aos 35 anos.
Após quase 200 anos, os portugueses terão a oportunidade de ver o coração de dom Pedro 1º por apenas dois dias. Logo em seguida, o órgão será enviado ao Brasil como parte das comemorações dos 200 anos de independência do país.
Para manter a segurança e integridade do coração, a Polícia Municipal da cidade do Porto vigiará 24 horas por dia o órgão, que será exposto em uma caixa de acrílico.
Os organizadores da exposição, inclusive, pensaram até na altura em que o órgão será exibido. Isso porque a ideia é que o coração seja apresentado ao público no mesmo nível em que estaria dentro do corpo de um homem de estatura média, que em Portugal e no Brasil é de 1,74 m.
Segundo a cidade do Porto, a vitrine foi feita com peças de vidro temperado, de forma que uma possível quebra não tire a estabilidade da estrutura. Também foram utilizadas ferragens de latão oxidado para a produção da cúpula.
Dom Pedro 1º morreu de tuberculose em 24 de setembro de 1834. Os restos mortais do imperador foram transferidos para São Paulo, com exceção do coração, e sepultados no Monumento à Independência, em 1972. A cripta imperial está localizada no parque da Independência, no bairro do Ipiranga.
Fonte: R7 Foto: REPRODUÇÃO YOUTUBE/IRMANDADE DA LAPA
Filha de brasileira tem 70% do corpo queimado em incêndio em boate na Suíça
40 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um incêndio durante a festa de ano novo no Le [...]
Passeio em família termina em tragédia após descarga elétrica em tirolesa em Minas Gerais
Um passeio em família, que terminou em tragédia. A empresária Ana Paula de Jesus morreu depois de ser eletrocutada por [...]
Nicolás Maduro preso: saiba os bastidores da operação dos EUA na Venezuela que resultou em 80 mortos
Direto da fronteira com a Venezuela, Roberto Cabrini informa que 80 pessoas morreram devido aos ataques dos Estados Unidos. A [...]
