Viajantes do Brasil só poderão entrar no país para fins turísticos, comerciais ou culturais com a apresentação do documento físico
Os brasileiros que desejarem ingressar no México para fazer turismo, negócios ou conhecer a cultura do país da América do Norte devem solicitar o visto de forma física no passaporte antes de embarcar. A regra passou a valer na quinta-feira passada (18), depois que o Ministério do Interior mexicano publicou a regra no Diário Oficial da Federação.
Será obrigatória “a aplicação temporária de vistos em passaportes comuns para cidadãos da República Federativa do Brasil na condição de permanência do visitante, sem permissão para realizar atividades remuneradas”.
Com a nova exigência, os brasileiros que pretendem viajar para o México “devem solicitar o visto correspondente à autoridade consular mexicana”, informou o Ministério das Relações Exteriores do país norte-americano (SRE) em comunicado.
Para programar o agendamento do visto, é necessário acessar o site da Secretaria das Relações Exteriores do México: https://citas.sre.gob.mx/. Com o número de agendamento, só é preciso ir ao consulado mexicano selecionado e levar a documentação necessária.
Os brasileiros também deverão cumprir os requisitos publicados nas páginas eletrônicas de qualquer uma das representações consulares mexicanas.
As autorizações eletrônicas emitidas antes do dia 18 de agosto permanecerão vigentes por 30 dias, quando a validade chega ao final.
Para portadores de documentos que comprovem residência permanente no Canadá, nos Estados Unidos, no Japão, Reino Unido, na Irlanda e países do Espaço Schengen, bem como os países-membros da Aliança do Pacífico, o visto físico não é exigido.
O visto físico ainda está dispensado a portadores de vistos válidos e atuais do Canadá, dos Estados Unidos, do Japão, Reino Unido e da Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen.
A nova medida reflete a pressão que o México está enfrentando a partir de fluxos migratórios recordes para os Estados Unidos, cujo Escritório de Aduanas e Proteção de Fronteira interceptou mais de 1,6 milhão de pessoas desde outubro de 2021.
De acordo com informações do Consulado Geral do México em São Paulo, diversas pessoas que têm viagem marcada para o país estão enfrentando problemas para conseguir agendar os vistos.
Fonte: R7 Foto: PXHERE
Filha de brasileira tem 70% do corpo queimado em incêndio em boate na Suíça
40 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um incêndio durante a festa de ano novo no Le [...]
Passeio em família termina em tragédia após descarga elétrica em tirolesa em Minas Gerais
Um passeio em família, que terminou em tragédia. A empresária Ana Paula de Jesus morreu depois de ser eletrocutada por [...]
Nicolás Maduro preso: saiba os bastidores da operação dos EUA na Venezuela que resultou em 80 mortos
Direto da fronteira com a Venezuela, Roberto Cabrini informa que 80 pessoas morreram devido aos ataques dos Estados Unidos. A [...]
